Água

Cinco décadas de história da Barragem Santa Bárbara

Estação de tratamento de água é responsável por abastecer 60% do município

Paulo Rossi -

O caminho que a água percorre até chegar às torneiras das residências é extenso. Se o leitor é morador do Centro, Porto, Navegantes, Fátima, Fragata ou das proximidades do Distrito Industrial, sua água vem da Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Bárbara, responsável pelo abastecimento de 60% do município. Neste mês, a barragem comemora 50 anos de atividades. Além de armazenar água para tratamento, e são 60 milhões de litros por dia, a represa cumpre um papel fundamental na drenagem, armazenando a água das chuvas.

Em torno de 60 servidores do Sanep monitoram, 24 horas por dia, os níveis da barragem, a qualidade da água e o funcionamento de filtros e decantadores que funcionam no local.
Além da estação, na ETA Santa Bárbara também funcionam os laboratórios de testes e químicos da autarquia. Por semana, os laboratórios realizam o monitoramento em 68 redes. O trabalho é realizado por cerca de 25 técnicos, que acompanham principalmente a qualidade do líquido que abastece o município.

"A barragem tem uma dupla função, que é a de tratamento e de retenção de água de chuvas, atuando na drenagem do município", comenta o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia. Ele lembra da seca que atingiu, no último verão, cidades da região que passaram, inclusive, por falta de abastecimento, o que não aconteceu em Pelotas justamente pela grande capacidade de armazenamento da barragem.

Na manhã da última sexta-feira, era realizada a limpeza de um dos tanques e dada continuidade à troca das camadas de pedras que compõem os filtros. A troca do material dentro dos tanques começou no ano passado e foram investidos R$ 600 mil, montante que também abarcou a troca de sistemas elétricos.

Passo a passo
"A água chega por gravidade da barragem, recebe produtos químicos para decantação e depois vai para a filtração. Dali, ela vai para o reservatório para receber os produtos finais e, já potável, é bombeada para a cidade", explica Vinicius Gonçalves, chefe do departamento de tratamento, caminhando entre tanques gigantes. Neste ano, Gonçalves completa 32 anos de Sanep e também de barragem Santa Bárbara, onde acompanhou de perto a evolução do trabalho. Conforme a cidade foi crescendo, ele percebeu também o crescimento da ETA. Diariamente todas as etapas são acompanhadas por servidores e operários.

Cuidados
Numa sala com diversos equipamentos de laboratório são analisadas mostras de água de diversos pontos da cidade, além de solicitações de usuários do serviço. Marli Piedras, chefe da divisão de laboratórios, trabalha no local há 30 anos. "É uma responsabilidade grande, porém é gratificante. Muitas pessoas nem imaginam o que é feito aqui, até a água chegar até as suas casas. A gente trata de saúde pública", comenta. No local também são feitas as soluções químicas para o tratamento, que pode variar conforme as condições constatadas pela equipe.

ETA Santa Bárbara
Localizada às margens da BR-116, a ETA possui uma área de 352 hectares inundados e 359 de proteção - a área total é de 711 hectares. A primeira etapa da obra foi concluída em 1968 e a segunda em 1985. Pela planta atual da estação, a capacidade é de 40 milhões de litros de água tratada por dia. Atualmente ela opera 20 milhões a mais. O volume da barragem é estimado em dez bilhões de litros.

Mais tratamento
Considerada pela direção do Sanep como a maior obra de infraestrutura da história de Pelotas, a ETA São Gonçalo tem previsão de inauguração em "meados de 2019", estima Alexandre Garcia. Com capacidade inicial para tratar 500 litros por segundo, o projeto estima aumento para até dois mil litros por segundo, de acordo com a necessidade futuramente. "Pela última avaliação que tivemos já foi investido R$ 1 milhão e estamos aumentando o efetivo após o período de chuvas", informou. Além da água da barragem, a autarquia também realiza tratamento em arroios, no caso de Sinott e Quilombo. Há ainda a operação de poços artesianos na região da Vila Corrientes. O abastecimento se completa com a ETA Sinott, Moreira e Quilombo.

Programação de aniversário nesta segunda-feira
O aniversário da barragem começa a ser comemorado oficialmente nesta segunda-feira e tem uma programação especial. A primeira atividade é às 14h30min: a inauguração da Sala Verde, projeto do Ministério do Meio Ambiente que contemplou Pelotas. O espaço funcionará para ações educacionais com instituições na área socioambiental e funcionará na ETA.

Na sequência ocorre o lançamento do livro infantil Voo pelo Santa Bárbara: Guia de campo escolar ilustrado. A publicação conta com ilustrações e detalhes sobre as aves que habitam a barragem e será utilizada de forma educacional com os alunos do município na Sala Verde.

O Sanep também prevê a instalação de lixeiras orgânicas e recicláveis disponibilizadas internamente para setores da autarquia e um trabalho de conscientização sobre resíduos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confirmação de inscrição no Enem vai até esta segunda-feira Anterior

Confirmação de inscrição no Enem vai até esta segunda-feira

Próximo

Situação da bacia do leite na região preocupa

Deixe seu comentário